Sustainability

Caloura Hotel Resort

Sustentabilidade Ambiental

 

Conservação da Biodiversidade

Visto que o hotel está inserido numa área natural protegida e dispõe de acesso direto ao mar, tem desde sempre colaborado com diversas entidades e participado ativamente em iniciativas de proteção e conservação da natureza.

  • Colaboramos com a Universidade dos Açores facilitando a recolha de amostras que permitem estudar a Biodiversidade, Ecologia e Conservação de Ecossistemas Aquáticos Insulares, promovendo o uso sustentável de sua biodiversidade.
  • Somos Parceiro Certificado dos Parques Naturais dos Açores para o Desenvolvimento Sustentável.
  • Divulgamos as ações da Associação Ecológica Amigos dos Açores.
  • Colaboramos com a Asociación Chelonia no âmbito do projeto Mares Circulares, participando em atividades de limpeza da orla costeira.
  • Em parceria com a CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), o hotel foi anfitrião da Vigília Noturna - Apaga a Luz vem aí um Cagarro, no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2019. Esta vigília noturna teve como objetivo sensibilizar os nossos hóspedes para a importância da preservação e salvamento dos Cagarros. O fim do Verão/inicio do Outono coincide com a saída dos Cagarros que nidificam no Arquipélago dos Açores. Estas aves marinhas guiam-se pelas estrelas e ao sair do ninho, para realizar o seu primeiro voo oceânico, deparam-se com inúmeros perigos, nomeadamente, o encandeamento provocado pela iluminação pública e automóvel. Os voluntários que participaram na vigília receberam um certificado de “Padrinhos do Cagarro” pela participação e salvamento das aves.

 

Gestão dos resíduos

Efetuamos separação de resíduos para posterior recolha seletiva: papel e cartão, vidro, embalagens de metal e plástico, lâmpadas, baterias, óleos, livros e revistas.

Privilegiamos a utilização de produtos parcial ou totalmente reciclados (eg: papel escritório, estacionário de quarto, guardanapos, papel higiénico e de mãos, papel de cozinha, tooners de impressoras, garrafas de vidro).

 

Gestão energética

Iluminação: uso exclusivo de LED

Equipamentos: substituição gradual de equipamentos (TV, AVAC, Eq. Frio, máquinas lavar, eq. Informático, colocação de reguladores de intensidade luminosa, bombas hidropressoras, etc.) por outros de classes energéticas mais eficientes.

Manutenção dos equipamentos e das instalações: substituição gradual de vidros e caixilharias, escolha de cores claras para pintura de paredes e tetos, manutenção preventiva dos quadros elétricos, UPS, grupo gerador, bombas hidropressoras, permutadores e caldeiras, sistemas de AVAC, etc;

Comportamento dos utilizadores:
    • Sensibilização dos Hóspedes: existência de interruptores de economia de energia em todos os quartos que permitem cortar o fornecimento de energia elétrica para algumas tomadas elétricas quando os quartos não estão a ser usados, ajudando assim economizar energia;
    • Ações de formação para os Colaboradores: recentemente, com a colaboração da DRE, tivemos uma sessão de informação em Eficiência Energética.
Outras ações e boas práticas:
    • Fecho de alas nas épocas de menor ocupação;
    • Uso preferencial de luz e ventilação natural;
    • Uso de temporizadores para acender e apagar as luzes automaticamente;
    • Sempre que possível, evitar o uso de equipamentos nas horas de ponta;
    • Ativação das definições de poupança de energia nos equipamentos informáticos;
    • Desligar os equipamentos que não estejam a ser utilizados, evitando o modo stand-by;

 

Gestão Hídrica

Águas Quentes Sanitárias: uso de redutores de caudal para adaptar os fluxos de água e substituição frequente de torneiras e cabeças de duche.

Programa de mudança de toalhas e lençóis:  promove a redução de mudas de toalhas e lençóis, resultando na poupança de água, eletricidade e redução de detergentes.

Sistema de irrigação:
    • Existência de um tanque para recolha de água pluvial e residual para rega dos jardins;
    • A rega dos jardins agendada para horas de menor calor;
    • Damos preferência a espécies endémicas de plantas que não necessitem de muita rega.

 

Gestão da poluição

Que contribuem para reduzir a pegada de carbono:
    • A nossa Help Desk sugere atividades/serviços ecológicos (eg: trilhos pedestres, surf, bicicletas, etc), fornece um mapa para caminhadas na zona envolvente ao hotel e informações sobre transportes públicos;
    • Temos parcerias com rent-a car com carros elétricos.

Que contribuem para a redução de plástico:
    • Fornecemos copos de vidro e canecas de porcelana para bebidas no quarto;
    • Fornecemos caixas de vidro e sacos de papel nos nossos Cabazes de Boas Vindas, Picnics e Lunch Packs;

 

Compras sustentáveis

Privilegiamos a compra de produtos orgânicos, biodegradáveis, de comércio justo, produzidos localmente, com embalagens mínimas (ou recicladas) e livres de plástico, sempre que possível.

 

Caloura Hotel Resort

Sustentabilidade Socioeconómica e Cultural

 

Bem-estar social - auxílio às comunidades locais

Selo de Responsabilidade Social WE SHARE 2019 atribuído no âmbito do Programa HOSPES da Associação de Hotéis de Portugal.

Desenvolvimento local e Promoção da cultura

A nossa Help Desk tem como compromisso facilitar e incentivar a reserva e marcação de serviços que divulgam a beleza natural das nossas paisagens, os produtos locais e a cultura açoriana.

Promovemos o artesanato regional na nossa Gift Shop e em eventos como o Festival de Tradições, onde artesãos locais são convidados a expor os seus trabalhos e ensinar a sua arte.

Emprego Local

Apostamos fortemente no recrutamento e formação da população local.